"Carrossel": Maria Joaquina fica doente após isolamento dos colegas

;

Clara pede para Maria Joaquina não ficar triste. Zelosa, a mãe afirma que não deixará que nada de mal aconteça à filha. Maria Joaquina diz ao pai que quer voltar para a escola antiga e ficar perto de suas primas. Miguel aconselha a menina a tentar fazer amizade com os colegas da Escola Mundial. Cirilo comenta com Paula que o que estão fazendo a Maria Joaquina na escola é injusto. 

No dia seguinte, Maria Joaquina chega à escola, mas continua isolada. Olívia chama Helena para uma conversa e pergunta sobre o castigo do silêncio que os alunos estão fazendo Maria Joaquina passar. Helena diz que fica com o coração partido ao ver Maria Joaquina isolada. Olívia afirma que teme que o pai de Maria Joaquina descubra e pare de fazer as doações para a construção da lanchonete. Miguel e Clara discutem sobre a educação de Maria Joaquina, que chega e suplica ao pai para tirá-la da Escola Mundial. Rosa arruma Valéria para a escola.

A menina conta para a mãe que Maria Joaquina é uma fofoqueira, nunca foi sua amiga e nunca será. Clara fala a Miguel que o que Maria Joaquina tem passado faz bem a ela. Clara esbraveja e diz que Miguel concorda com a atitude dos colegas de Maria Joaquina. Cirilo sonha que está a sós com Maria Joaquina na sala de aula. No sonho, Maria Joaquina aparece com os olhos roxos e com dentes de vampiro. Cirilo acorda apavorado.

Miguel examina a filha, Maria Joaquina está com febre, com a garganta inflamada. Maldoso, Paulo afirma a Cirilo que Maria Joaquina deixou a escola, nunca mais vai voltar. Helena repreende Paulo ao dizer que a brincadeira dele é infeliz. Doente, Maria Joaquina não vai à escola e é tratada pela mãe, Clara. Maria Joaquina comenta com a mãe que não precisa daqueles colegas chatos e falsos. Cirilo pergunta a Daniel o que aconteceu a Maria Joaquina, e Valéria afirma que a patricinha é uma chata.

Cirilo defende a amada e diz que Valéria é mais feia que Maria Joaquina. Helena observa a discussão e os repreende. Ao soar o sinal do recreio, Valéria vai à mesa de Helena e pede desculpas, pois não queria causar confusão.