Leonardo da Vinci e os seus mistérios

;

Com 16 anos de idade, Leonardo ingressou no ateliê de Andrea Verrocchio, onde se tornou aprendiz de pintor e escultor. Dizem que, surpreendido pelo gênio de Da Vinci, Verrocchio prometeu que nunca mais voltaria a pintar – promessa que, felizmente, não foi cumprida.

Aos 20 anos, afiliou-se a Corporação dos Pintores de Florença, onde recebeu encomendas e conheceu algumas das mais importantes personalidades de seu tempo. Mais tarde, mudou-se para Milão, onde passou a trabalhar para o duque Ludovico Sforza.

O afresco A Última Ceia – que mostra Jesus reunido com seus apóstolos, encontra-se no convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão. Como Leonardo usou uma técnica diferente da comumente usada em afrescos, a pintura começou a descascar pouquíssimo tempo depois de pintada.

Enquanto alguns especialistas afirmam que A Última Ceia ficou pronta em três anos, outros apostam em quatro. Mas o fato é que ela recebeu inúmeros retoques ao longo dos 20 anos seguintes.

Da Vinci conheceu diversos intelectuais e artistas, entre os quais Rafael e Michelangelo. Consta que ele e Michelangelo não se bicavam.

Além de Florença e Milão, Leonardo ainda moraria em Veneza e Roma, mas acabou falecendo na França..

Da Vinci deixou mais de 13 mil anotações, sobre assuntos como anatomia, mecânica, arte, engenharia, botânica e urbanismo. Infelizmente, apenas 6 mil sobreviveram até os dias atuais.

Da Vinci não era apenas um bom pintor, era um excelente inventor. Entre seus projetos, consta modelos de máquinas parecidas com helicópteros, bicicletas, canhões e até automóveis.

Ainda hoje, há quem acredite que Mona Lisa não é o retrato Lisa Gherardini (a “monna” Lisa), mas um auto-retrato com feições femininas.

Leonardo da Vinci era filho ilegítimo de uma camponesa chamada Caterina e um tabelião de nome Piero. Como não tinha sobrenome paterno, Leonardo acabou adotando o Vinci – referência a localidade de Vinci, onde nasceu. Essa é apenas uma das curiosidades sobre Leonardo, que é considerado o maior gênio que a humanidade conheceu. Veja nas linhas abaixo mais algumas curiosidades e fatos pitorescos sobre o gênio que pinto Monalisa.


                     
           
   
0 comentários:
:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x

Postar um comentário