O que fazer para seu cabelo crescer rápido

;

Você corta o seu cabelo de três em três meses e só durante a lua cheia na esperança de que ele cresça mais? Consegue dizer com facilidade mais três receitas para ter uma verdadeira juba? A triste notícia é que na hora de estimular o crescimento das madeixas essas práticas não funcionam e algumas delas podem até prejudicar os fios.


"É muito curioso listar essas simpatias que passam de mãe para filha, mas sinto dizer que elas não são nada eficazes", declarou o Dr. Márcio Rutowitsch, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

"No máximo algumas dessas práticas podem embelezar os fios, mas não estimulam o crescimento", concorda o cabeleireiro João Toccaletto, do Jacques Janine Augusta I.

O cabelo, esse desconhecido

Não fique desesperada com a quantidade de fios no pente ou no ralo do banheiro. "É normal as pessoas perderem diariamente de 100 a 150 fios de cabelo", contou o Dr. Márcio. O crescimento dos fios passa por três fases. A primeira delas é a anágena, que dura de dois a seis anos na mulher. 

De 80 a 95% dos seus cabelos estão nessa fase. A segunda fase, a catágena, é de repouso e equivale a 1% dos fios. A terceira e última fase se chama telógena e é quando o fio cai, empurrado pelo que está nascendo. Ela dura de dois a três meses e corresponde de 10 a 15% de suas madeixas. 

"Isso acontece todos os dias, então não precisa achar estranho a queda de fios porque outros já estão nascendo no lugar deles. Só se ela for muito acentuada é que você deve procurar um dermatologista", explicou o médico.

Na consulta com o dermatologista, ele vai tentar descobrir que está acontecendo antes de receitar um tratamento. "Muitos são os fatores que fazem os cabelos caírem. Pode ser que você tenha tendência a se tornar calva, esteja com falta de nutrientes, baixas reservas de ferro ou até mesmo problemas na tireóide. Só mesmo depois de alguns testes é que o médico pode dar uma solução para seu problema", contou o dermatologista.

Mas o que eu posso fazer para o cabelo crescer?

Se você quer cabelos maiores, o mais importante é cuidar de sua alimentação. "Tem que comer bem, misturar verduras, proteínas e frutas", aconselhou o dermatologista. E nada de fazer regime sem orientação médica! "Muitos dos casos que atendo são de meninas que fazem dieta por conta própria, ficam desnutridas e o cabelo começa a cair", disse.

A sua herança genética também interfere no crescimento dos fios e a média varia de pessoa para pessoa. "Em algumas meninas o cabelo cresce mais que 1,5 centímetros. Em outras, ele pode crescer menos que um centímetro", contou Márcio.

Uma boa dica é deixar o couro cabeludo limpo para não sufocar os folículos. "Lave sempre o seu cabelo com bons produtos e não deixe que seu couro cabeludo fique empastado de cremes ou oleosidade", aconselhou João.

As lendas

Fases da lua: "Esse é um mito cultural que já observei em outros países, mas de forma alguma as fases da lua interferem nos cabelos", contou o Dr. Marcio. 

Cortar de três em três meses: Em média o cabelo cresce de 1 a 1,5 centímetros por mês. Se você corta toda hora, ele nunca consegue chegar no tamanho que você quer.

Ampolas de vitaminas: "Alguns produtos prometem estimular os fios, mas não adianta, o crescimento só é estimulado de dentro para fora", disse o dermatologista. 
Massagens no couro cabeludo: Elas são boas para relaxar, mas não ajudam no crescimento.

Shampoo de jaborandi: Os fios podem ficar bonitos, mas o shampoo não faz o cabelo crescer .

Esticar os cabelos / fazer tranças: Muito cuidado, puxar os fios pode fazer com que eles se quebrem! 

A mão do cabeleireiro é boa: "Puxa, se isso fosse verdade eu queria o endereço de um! Ia adorar ter mais cabelos, eu sou careca!", brincou o dermatologista. 
Anticoncepcional no shampoo: Segundo o médico, é um desperdício de comprimidos. 

Pentear cem vezes: Forçar demais os fios, principalmente com escova, pode causas rachaduras nos fios. Quando você terminar de desembaraçar o cabelo, ou de fazer o penteado que quer, pare de passar a escova. 

Shampoo de cavalo: Acredite se quiser, mas muitas meninas adotaram o shampoo de crina de cavalo para estimular o crescimento. "Penso que isso não faz sentido porque a crina do cavalo é naturalmente muito mais forte que os nossos fios. 

Acho arriscado usar esse tipo de produto porque as químicas usadas não fazem mal ao cavalo, mas talvez irritem o couro cabeludo e você pode perder mais fios de cabelo", alertou o dermatologista.


                     
           
   
0 comentários:
:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x

Postar um comentário