Saiba tudo sobre a sexta feira 13

;

A fama de agourento do 13 não é de hoje. O antigo Código de Hamurabi (um dos mais antigos conjuntos de leis escritas, elaborado por volta de 1.700 a. C.) possui 282 cláusulas, mas a de número 13 simplesmente não existe. 

Há diversas teorias sobre o nascimento da data. Uma delas vem do mito nórdico sobre um banquete com a presença de 12 deuses. Loki, o traiçoeiro deus do fogo e da trapaça, apareceu sem ser convidado e armou uma grande confusão. O benevolente Balder, o mais querido dos deuses, acabou sendo morto com uma flechada durante a briga. Surgiu daí a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar é sinal de desgraça. Um detalhe: os conjuntos de mesas são constituídos por 12 pratos, 12 talheres e 12 copos. 

Outra lenda nórdica conta que Friga (que originou a palavra friday, em inglês), deusa do amor e da beleza, foi transformada em uma bruxa na época em que os nórdicos se converteram ao cristianismo. Como vingança, Friga passou a se reunir todas as sextas-feiras com 11 feiticeiras e o próprio Satã para rogar pragas sobre a raça humana. A superstição espalhou-se pela Europa e sobreviveu até os dias atuais. 

Alguns historiadores acreditam que o mito da sexta-feira 13 foi reforçado no ano de 1307, na Europa. Contam que a influência da Ordem dos Cavaleiros Templários incomodava muitos monarcas europeus, que desejavam destruí-la. Assim sendo, o rei Filipe IV, da França enviou a seus oficiais mensagens que só poderia ser abertas numa sexta-feira 13. Reveladas as ordens, os templários começaram a ser perseguidos, excomungados, torturados e enviados para a fogueira. Filipe IV perseguiu de tal forma a Ordem que, em 1312, ela deixou de existir. 

Uma das teorias sobre essa fatídica sexta-feira se baseia na Última Ceia. A refeição feita por Jesus e seus discípulos teria a presença de 13 pessoas, entre elas o traidor Judas. Para reforçar o mito, Jesus foi crucificado numa sexta-feira.

O medo irracional do número 13 é chamado de triscaidecafobia. Já o medo da sexta-feira 13 ganhou o nome de (tente pronunciar) frigatriscaidecafobia ou parascavedecatriafobia.

Nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, muitos prédios simplesmente não tem o 13º andar. 

Ao que tudo indica, a sexta-feira 13 prejudica a economia dos Estados Unidos. As perdas chegam a U$ 900 milhões. O motivo? Acredite, muitos americanos não gostam de viajar ou fechar negócios nesse dia.. 

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia, o número 12 é considerado perfeito. Exemplos: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, o que pode significar infortúnio. 


                     
           
   
0 comentários:
:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x

Postar um comentário