10 coisas que você deve saber antes de fazer um concurso público

;


O edital é publicado e divulgado nos diários oficiais, nos jornais especializados em concursos (Folha Dirigida, Jornal dos Concursos etc) e nos sites das entidades organizadoras (veja a lista abaixo).

Em relação às provas, é bom saber que elas são aplicadas sempre nos finais de semana. O candidato deve chegar sempre com uma hora de antecedência.

Já em relação ao material que pode ser utilizado durante a aplicação das provas, é sempre bom consultar as regras – principalmente sobre o uso de calculadoras e outros objetos eletrônicos.

Os gabaritos costumam ser divulgados logo após a prova. Já a divulgação e a ordem dos aprovados são divulgados na data estabelecida no edital do concurso.

O candidato pode apresentar recurso contra o gabarito e a lista de aprovação, mas é sempre bom ficar de olho no período em que esses recursos podem ser aceitos.

Se você ainda não retirou o diploma de curso superior, preste atenção no edital. Alguns aceitam um certificado de conclusão, mas outros exigem o diploma emitido pelo MEC.

Menores de idade não podem participar de concurso, a não ser em casos como o da pessoa com 17 anos e está prestes a completar 18. Se foi aprovado e ainda não completou 18, não poderá assumir o cargo.

Se existirem vagas, a instituição faz um pedido de autorização de concurso ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (o MPOG). A autorização é publicada no Diário Oficial da União, do Estado ou do Distrito Federal.

A primeira etapa para a realização de um concurso é a criação de cargos ou abertura de vagas quando ocorrem transferências, aposentadores e falecimento etc. de funcionários da instituição.

10°
Agora, a dúvida mais frequente: posso prestar concurso em outro Estado? A resposta é sim. Qualquer brasileiro nato ou naturalizado pode fazer concurso em qualquer localidade do Brasil.


                     
           
   
0 comentários:
:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x

Postar um comentário